Planilha Excel para calcular diversos dados climatológicos com base nos dados do BDMEP

Tópicos sobre meteorologia em geral, os quais não se enquadram nos demais fóruns.
Frost
Cumulus congestus
Registado: quarta jan 18, 2012 11:09 am

Planilha Excel para calcular diversos dados climatológicos com base nos dados do BDMEP

Mensagempor Frost » quarta jul 12, 2017 1:08 pm

Fala galera, tudo bom?

Eu tinha um projeto na universidade em que eu iria levantar uns dados climatológicos para desenvolver um projeto de pesquisa, acabou que eu fiz coisa além do que precisava, mas continuei o trabalho por que achei que seria útil para nós do fórum, porem tenho certeza de que ela tem muitas coisas ainda por corrigir

Para levantar os dados eu desenvolvi uma planilha que devolve diversos dados climatológicos baseado nos dados brutos que são disponibilizados no bando de dados do INMET.

Depois de inseridos os dados e o ano de inicio a planilha devolve informações por ano separadamente e informações em função de todos os anos juntos.

Exemplo dos resultados (dados da estação de são lourenço)

Imagem

BAIXE A PLANILHA AQUI: https://drive.google.com/open?id=0B86MyCvmlCuua3VZV0MtRG9mZDQ

INSTRUÇÕES

Primeiramente, certifique-se no seu Excel que a opção "Usar separadores de sistema" dentro de "opções" e "avançado" está desmarcada e que na primeira caixa está escrito "." e na segunda ","

Imagem

Entre no site do BDMEP, escolha dados diarios e marque as opções "Temperatura Maxima" e "Temperatura Minima", assim como a data dos dados que você quer analisar e clique em pesquisar.

Imagem

Encontre a estação desejada no mapa, aperte nela e clique em baixar dados.

Imagem

Pressione Crtl + A e clique com o botão direito, clique em copiar

Imagem

Cole dentro de um bloco de notas e depois tire a parte de cima, ficando somente com os dados, como na imagem.

Imagem

Abra uma nova planilha excel e clique em abrir (open), vá até a pasta onde está o aquivo .txt, selecione "todos os arquivos" (all files) e clique no arquivo

Imagem

Na primeira janela, clique em "Avançar" (Next)

Imagem

Então, na nova janela, marque a caixa "ponto e virgula", depois clique em "Avançar" novamente e então em "Concluir" ou "Finish"

Imagem

Agora pressione Ctrl + A, copie todos os dados e cole na primeira linha da primeira coluna na planilha que você baixou, depois digite o ano de inicio dos dados, como indicado na figura

Imagem

Imagem

Pronto, depois de alguns segundos os dados devem aparecer!

Peço que me informem sobre duvidas, bugs e imperfeições. Os dados, especialmente de médias (em função de todos os anos) tendem a ser um pouco distorcidos pois sempre existem buracos nos dados, que acabam enviesando os resultados, mas eu fiz alguns algoritmos tentando minimizar esses erros.

Espero que gostem
Última edição por Frost em domingo jul 16, 2017 6:29 pm, editado 5 vezes no total.

Gvieira
Adm. Grupo do WhatsApp
Registado: segunda jun 16, 2014 8:08 pm

Re: Planilha Excel para calcular diversos dados climatológicos com base nos dados do BDMEP

Mensagempor Gvieira » quarta jul 12, 2017 2:09 pm

Lembro que você me falou da tabela lá no PNI, mais uma vez, parabéns pela iniciativa !!!! :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Bruno
Cumulonimbus incus
Registado: sexta mar 13, 2009 2:13 pm

Re: Planilha Excel para calcular diversos dados climatológicos com base nos dados do BDMEP

Mensagempor Bruno » quarta jul 12, 2017 2:14 pm

Grande iniciativa! Thanks for sharing!
http://coolclima.blogspot.com

Douglas Lindner
Altocumulus undulatus
Registado: terça mar 05, 2013 5:38 am

Mensagempor Douglas Lindner » quarta jul 12, 2017 2:56 pm

WOW, parabéns, Frost
Aaron Rodgers um Deus das Hail Mary's

Marcelo
Administrador
Registado: sexta mar 13, 2009 2:24 pm

Mensagempor Marcelo » quarta jul 12, 2017 11:35 pm

Ótimo Frost, muito obrigado!!

Moretão
Cumulonimbus calvus
Registado: domingo jul 03, 2011 7:27 pm

Mensagempor Moretão » quarta jul 12, 2017 11:37 pm

Sensacional Frost!
*"Infelizmente, o Brasil nunca perde uma oportunidade de perder oportunidades." Roberto Campos

Imagem

Imagem

Frost
Cumulus congestus

Mensagempor Frost » quinta jul 13, 2017 5:11 pm

Valeu pessoal, fico feliz que isso seja útil!
Qualquer duvida estou aqui

Carlos Campos
Cumulonimbus mammatus
Registado: domingo out 07, 2012 8:09 am

Mensagempor Carlos Campos » quinta jul 13, 2017 5:48 pm

:clapping:

Frost
Cumulus congestus

Mensagempor Frost » quinta jul 13, 2017 8:05 pm

UPDATE: Fiz uma pequena alteração que impede bugs nas minimas absolutas, recomendo que baixem a nova versão no mesmo link.

Alguém chegou a usar a planilha?

Frost
Cumulus congestus

Mensagempor Frost » domingo jul 16, 2017 6:32 pm

Editei as instruções.
Deixei de colocar um passo importante que pode causar problemas em algumas maquinas.

Felipe F
Cumulonimbus mammatus
Registado: terça jul 09, 2013 10:05 am
Contacto:

Mensagempor Felipe F » segunda jul 17, 2017 8:30 am

Parabéns Frost, assim que retornar para Floripa irei tentar fazer de algumas cidades aqui do Triângulo.
Abraços!

EvandroPR
Stratocumulus
Registado: sábado jun 30, 2012 8:11 pm

Mensagempor EvandroPR » sexta jul 21, 2017 10:04 am

Muito bom vou utilizar a planilha. Parabens!

Frost
Cumulus congestus

Mensagempor Frost » quarta ago 23, 2017 11:09 pm

Galera, estou numas pequenas ferias então consegui adicionar algumas coisas à planilha e corrigi alguns erros, agora tem uma tabela com as as menores e maiores minimas, máximas e médias para cada mês e os respectivos anos para cada uma dessas informações

Para São Paulo (Mirante) os dados ficaram assim.

Imagem

Frost
Cumulus congestus

Mensagempor Frost » terça set 12, 2017 6:42 pm

Adicionei à planilha algumas colunas com médias compensadas.
No BDMEP só existem dados de máximas e minimas, então eu fiz na verdade uma aproximação multiplicando a máxima por 2, minima por 3 e dividindo por 5...
Apesar disso os valores ficam MUITO SIMILARES às normais climatológicas do INMET quando você joga apenas dados de 1961 a 1990.

Assim ficaram os resultados para São Joaquim, usando apenas os dados de 1961 a 1989 (1990 não existe nos dados do BDMEP e também tem um buraco SEM DADOS entre 1984 e 1987)

Imagem

Alguém bem entendido como o Coutinho poderia avaliar esses resultados e ver se está certo mesmo!

Frost
Cumulus congestus

Mensagempor Frost » terça set 12, 2017 6:46 pm

Se vocês tiverem dificuldade em usar a planilha e quiserem que eu faça aqui para alguma estação eu posso fazer e tirar uma foto dos resultados.

Voltar para “Meteorologia Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes