São Gabriel

Monitoramento de Tempo Severo no Brasil e no mundo. Fotografia e vídeo.
Avatar do Utilizador
Troyano
Cumulonimbus mammatus
Mensagens: 6082
Registado: sexta mar 13, 2009 2:18 pm
Localização: Praia Grande / Baln. Flórida
Contacto:

São Gabriel

Mensagempor Troyano » quarta mar 19, 2014 11:39 am

Tornado atingiu no fim da tarde de domingo a localidade de Azevedo Sodré, no interior de São Gabriel, município do Centro do Estado. Conforme informações da imprensa, o vento destelhou residências, arrancou árvores pela raiz e decepou troncos. Postes de concreto e até uma torre de transmissão de dados foram atingidos. Os mesmos relatos dão conta que o fenômeno afetou também o interior do município vizinho de Cacequi, onde seis casas tiveram danos na comunidade do Cedro. Uma delas ficou totalmente destruída. O tornado foi registrado em vídeo por cinegrafista amador (reprodução abaixo da RBSTV).
Imagem

A sequência de imagens mostra a transformação do cone de rotação do tornado. O fenômeno, de trajetória irregular e curta duração, também é errático na sua intensidade. Diante da magnitude dos danos, é possível estimar que o tornado tenha sido um F1 na escala Fujita (vento de 118 km/h a 180 km/h) com danos consistentes com a faixa intermediária e mais alta do nível F1. Construções sólidas e de alvenaria sofreram colapso estrutural total/parcial. (reprodução do Diário de Santa Maria).
Imagem

Fortes áreas de instabilidade atuavam na região no final da tarde e eram capazes de trazer fenômenos severos localizados. Nuvens carregadas avançavam de Oeste, onde foram responsáveis por provocar acumulados extremos de chuva em curto período, acima de 100 mm em poucas horas. Tornados, apesar de não muito freqüentes, são comuns aqui no Rio Grande do Sul e podem ocorrer em qualquer época do ano. A maioria dos registros visuais costuma ocorrer no verão, contudo os episódios mais graves neste século se deram durante o inverno e a primavera, sobretudo à noite, quando não há filmagens.


Imagem
METSUL
Imagem

2015 . 3436,9mm
2016 . 2.731,mm
2017 até 18/4 : 848,8mm

Voltar para “Tempo Severo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante