Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO)

Acompanhamento das condições atuais, discussões de modelos e previsão para Brasil e América do Sul. Monitoramento de ENSO, MJO, AAO, entre outras, e ciclones no Atlântico Sul.
Rodolfo Alves
Moderador global
Registado: domingo mai 05, 2013 4:29 pm

Re: Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO)

Mensagempor Rodolfo Alves » domingo jun 18, 2017 8:19 pm

Caio César Escreveu:El Nino Modoki a caminho?

3 Principais modelos de previsão climáticos (CFS/ECMWF/JMA), concordam que a Neutralidade do Pacífico dure pelo menos até meados da Primavera....

Apenas o EUROPEU parece contundente na formação do El Ninõ durante o fim da primavera/começo do verão.

Imagem
Imagem
Imagem
Lista de Ciclones Subtropicais/Tropicais - Atlântico Sul
Arani (2011) - Bapo (2015) - Cari (2015) - Deni (2016) - Eçaí (2016) - Guará - Iba - Jaguar - Kamby - Mani

Tassio Amaral
Altocumulus
Registado: sexta mai 17, 2013 4:14 pm
Contacto:

Mensagempor Tassio Amaral » domingo jun 18, 2017 9:59 pm

Igor Escreveu:Boas notícias... após a maior queda desde março, AAO mesmo estando novamente no patamar positivo deve voltar a cair nos próximos dias. Podemos ter um mês de Julho um pouco melhor se houverem outras combinações.

Um dia depois da pra perceber uma diferença na previsão de variação do AAO...a maioria dos membros corrobora para uma elevação para depois voltar a cair...porem um mais extremado indica forte queda do índice no início de julho. ..quem dera a previsão culminasse nessa queda abrupta...seriam as portas escancaradas para uma pista livre para a chegada de altas polares e sua invasão continente a dentro sem maiores problemas...
aao.fcst.gif
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Ao Deus criador dos céus e da terra toda honra e glória!!!

Caio César
Cumulonimbus incus
Registado: quinta mar 19, 2009 2:18 pm

Mensagempor Caio César » segunda jun 19, 2017 10:05 am

Caio César Escreveu:Leitura lançada hoje - variação em relação a semana anterior

Nino 1+2: -0.1 (-0,3oC)
Nino 3: +0.3 (-0,2oC)
Nino 3.4: +0.4 (-0,2oC)
Nino 4: +0.5 (+0,1oC)

Leitura lançada hoje - variação em relação a semana anterior

Nino 1+2: +0.0 (+0,1oC)
Nino 3: +0.2 (-0,1oC)
Nino 3.4: +0.5 (+0,1oC)
Nino 4: +0.6 (+0,1oC)

O solstício de inverno vai iniciar com o Pacífico Equatorial em modo El Nino fraco: threshold atingido mais a oeste da região (Nino 3.4 e Nino 4) com as regiões mais a leste ainda fora do patamar do menino. Oficialmente não temos o fenômeno declarado, mas a atmosfera vem respondendo claramente ao pacífico acima da média, impulsionado pela SOI em patamar flutuante de positivo a neutro.

No geral não temos um Pacífico como no JJA de 2015, para mim o padrão aproximado de Modoki tende a manter a atmosfera em padrão de menino fraco, o que se não nos é favorável, está longe dos piores cenários para JJA.

Junho está ainda muito ruim, como era esperado pelos análogos de El Nino Modoki que apresentei. Se esse padrão de análogos se confirmar, poderemos ver uma inversão nesta tendência para julho.
ImagemImagem

ImagemImagem

Vinicius Lucyrio
Administrador
Registado: sexta mai 03, 2013 7:58 pm
Contacto:

Mensagempor Vinicius Lucyrio » segunda jun 19, 2017 10:43 am

Acabei de ver uma coisa extremamente incomum: o seasonal do JMA apontando probabilidade maior de temperaturas abaixo da média na porção oeste pegando até o sul da Amazônia para JAS, e probabilidade entre 35 e 40% de temperaturas acima da média numa porção do Sudeste. Quem acompanha esse modelo sabe que é difícil pois SEMPRE tende ao positivo. Creio que seja um bom sinal.
Vinicius Henrique Lucyrio de Lima
---/---
BAZ nas redes sociais: Facebook
Minhas redes sociais: Facebook | Twitter | Flickr
---/---
Matão em 2017: 3,3°C (11/06) / 39,9°C (14/10) (update: 11/11/2017)

Flavio Feltrim
Altocumulus castellanus
Registado: terça mai 14, 2013 7:12 pm

Mensagempor Flavio Feltrim » terça jun 20, 2017 12:28 pm

Caio César Escreveu:

O solstício de inverno vai iniciar com o Pacífico Equatorial em modo El Nino fraco: threshold atingido mais a oeste da região (Nino 3.4 e Nino 4) com as regiões mais a leste ainda fora do patamar do menino. Oficialmente não temos o fenômeno declarado, mas a atmosfera vem respondendo claramente ao pacífico acima da média, impulsionado pela SOI em patamar flutuante de positivo a neutro.

No geral não temos um Pacífico como no JJA de 2015, para mim o padrão aproximado de Modoki tende a manter a atmosfera em padrão de menino fraco, o que se não nos é favorável, está longe dos piores cenários para JJA.

Junho está ainda muito ruim, como era esperado pelos análogos de El Nino Modoki que apresentei. Se esse padrão de análogos se confirmar, poderemos ver uma inversão nesta tendência para julho.

Prezado Caio, gosto muito das sua análises mas terei que fazer um adendo: nenhum instituto declarou El Niño porque o threshold não tem permanecido por um período mais longo. Olhando a variação da TSM na região 3.4 desde 01 de maio até hoje o threshold de +0,5 foi alcançado em poucas situações. A SOI (que é a resposta oceano-atmosférica da teleconexão) tem oscilado no patamar de neutralidade desde novembro de 2016, atingindo o threshold de Niño apenas no finalzinho de abril de 2017 por poucos dias.

Podemos dizer no máximo que estamos com uma neutralidade positiva atualmente, mas não com El Niño fraco ou Modoki, basta observar o BOM, NOAA ou IRI. Penso que nosso outono-inverno por enquanto tem respondido a outros fatores macro como Madden-Julian, algumas ondas Kelvin que se propagaram alterando o vento zonal, a AAO que não cai de forma significativa e a TSM do Atlântico Sul próxima a costa brasileira
Laboratório de Climatologia
Laboclima - UFPR
www.laboclima.ufpr.br

Caio César
Cumulonimbus incus

Mensagempor Caio César » quinta jun 22, 2017 4:10 pm

Flavio Feltrim Escreveu:
Caio César Escreveu:
Prezado Caio, gosto muito das sua análises mas terei que fazer um adendo: nenhum instituto declarou El Niño porque o threshold não tem permanecido por um período mais longo. Olhando a variação da TSM na região 3.4 desde 01 de maio até hoje o threshold de +0,5 foi alcançado em poucas situações. A SOI (que é a resposta oceano-atmosférica da teleconexão) tem oscilado no patamar de neutralidade desde novembro de 2016, atingindo o threshold de Niño apenas no finalzinho de abril de 2017 por poucos dias.

Podemos dizer no máximo que estamos com uma neutralidade positiva atualmente, mas não com El Niño fraco ou Modoki, basta observar o BOM, NOAA ou IRI. Penso que nosso outono-inverno por enquanto tem respondido a outros fatores macro como Madden-Julian, algumas ondas Kelvin que se propagaram alterando o vento zonal, a AAO que não cai de forma significativa e a TSM do Atlântico Sul próxima a costa brasileira

Flávio, muito me honra o seu elogio sobre minhas análises.

Gostaria de ressaltar que não fiz menção a declaração de El Nino por nenhum instituto, apenas observei que o patamar do menino já foi atingido em duas importantes regiões. Feita essa ressalva, suas observações estão em sintonia com os fatos observados na região de ENSO.

Gostaria de ressaltar que quando eu falo que o inverno astronômico vai "iniciar em modo El Nino fraco" eu não estou posicionando a minha asserção em oficialidades, até porque sempre tive o cuidado de mencionar quando da oficialização do fenômeno. Mas do ponto de vista pessoal, eu entendo que a atmosfera para o nosso outono/inverno, de um modo geral, já está respondendo a sinais claros de influência de um El Nino fraco em gestação ou Modoki.

Tenho chamado a atenção do possível padrão Modoki neste ano. Sinais ainda pouco evidentes são sentidos, mas por analogia, maio e junho seguiram EXATAMENTE o padrão dos últimos anos com inverno sob padrão Modoki: 1986, 1990, 1991, 1992, 1994, 2002 e 2004. Chuvas e temperatura acima da média sob a maior parte do Sul do Brasil.

Reforçando a tese que possamos estar caminhando para um Modoki é a clara diferença entre o resfriamento a leste e o aquecimento a oeste nas regiões de ENSO desde o início do ano.

Imagem

Somado a isso tempo um índice que gosto muito de acompanhar e reflete muito bem o comportamento da atmosfera, que se trata do MEI - Multivariate ENSO Index.

Imagem

Qual o dado ruim aí?

Estamos com um MEI em padrão de El Nino. Isso para mim é muito mais importante e torna a compreensão do agente influenciador do momento mais precisa. Assim, estamos marchando para um patamar das seis variáveis que compõem o índice (sea-level pressure (P), zonal (U) and meridional (V) components of the surface wind, sea surface temperature (S), surface air temperature (A), and total cloudiness fraction of the sky) em padrão semelhante a 2015 para a mesma época do ano.

Porém o que tem segurado um pouco a barra para uma analogia tão forte com o fatídico JJA de 2015? Justamente o comportamento da SOI mencionado por você e as anomalias registradas em ENSO ainda fora de um menino oficial.

Para fechar: MEI em padrão de El Nino, Pacífico aquecendo a oeste e resfriando a leste, Threshold atingido em Nino 3.4 e Nino 4 são indicativos de que um Modoki pode estar vindo aí oficialmente. Extra-oficialmente maio e junho comprovaram que a analogia foi precisa.
ImagemImagem

ImagemImagem

Flavio Feltrim
Altocumulus castellanus

Mensagempor Flavio Feltrim » sexta jun 23, 2017 12:39 pm

Caio César Escreveu:Flávio, muito me honra o seu elogio sobre minhas análises.

Gostaria de ressaltar que não fiz menção a declaração de El Nino por nenhum instituto, apenas observei que o patamar do menino já foi atingido em duas importantes regiões. Feita essa ressalva, suas observações estão em sintonia com os fatos observados na região de ENSO.

Gostaria de ressaltar que quando eu falo que o inverno astronômico vai "iniciar em modo El Nino fraco" eu não estou posicionando a minha asserção em oficialidades, até porque sempre tive o cuidado de mencionar quando da oficialização do fenômeno. Mas do ponto de vista pessoal, eu entendo que a atmosfera para o nosso outono/inverno, de um modo geral, já está respondendo a sinais claros de influência de um El Nino fraco em gestação ou Modoki.

Tenho chamado a atenção do possível padrão Modoki neste ano. Sinais ainda pouco evidentes são sentidos, mas por analogia, maio e junho seguiram EXATAMENTE o padrão dos últimos anos com inverno sob padrão Modoki: 1986, 1990, 1991, 1992, 1994, 2002 e 2004. Chuvas e temperatura acima da média sob a maior parte do Sul do Brasil.

Reforçando a tese que possamos estar caminhando para um Modoki é a clara diferença entre o resfriamento a leste e o aquecimento a oeste nas regiões de ENSO desde o início do ano.

Somado a isso tempo um índice que gosto muito de acompanhar e reflete muito bem o comportamento da atmosfera, que se trata do MEI - Multivariate ENSO Index.

Qual o dado ruim aí?

Estamos com um MEI em padrão de El Nino. Isso para mim é muito mais importante e torna a compreensão do agente influenciador do momento mais precisa. Assim, estamos marchando para um patamar das seis variáveis que compõem o índice (sea-level pressure (P), zonal (U) and meridional (V) components of the surface wind, sea surface temperature (S), surface air temperature (A), and total cloudiness fraction of the sky) em padrão semelhante a 2015 para a mesma época do ano.

Porém o que tem segurado um pouco a barra para uma analogia tão forte com o fatídico JJA de 2015? Justamente o comportamento da SOI mencionado por você e as anomalias registradas em ENSO ainda fora de um menino oficial.

Para fechar: MEI em padrão de El Nino, Pacífico aquecendo a oeste e resfriando a leste, Threshold atingido em Nino 3.4 e Nino 4 são indicativos de que um Modoki pode estar vindo aí oficialmente. Extra-oficialmente maio e junho comprovaram que a analogia foi precisa.

Sim, eu sei que você não mencionou sobre declaração oficial de El Niño, apenas confirmei que isso não ocorreu devido aos fatores levantados no post anterior.

Sobre o MEI... gosto muito desse índice também, mas temos que lembrar do delay que existe e que varia ao redor do mundo:

"If you are trying to relate the MEI to monthly values of, say, precipitation, it may be expedient to use the MEI value of month(i-1) and month(i) as if it were the value for month(i) only. Since it takes a week or so for the global atmosphere to respond to tropical SST anomalies, the resulting lag is thus built into the analysis (I have verified this for southwest U.S. precipitation). Klaus Wolter"

Fonte: https://www.esrl.noaa.gov/psd/enso/mei/table.html

Ou seja, cada lugar do planeta tem um delay e o nosso costuma ser superior as semanas relatadas pelo Klaus para o SW do EUA.

Outro detalhe interessante sobre o MEI é que historicamente esse índice sempre cresce até o bimestre abril-maio e depois cai até o final do ano (salvo quando caminhamos para EL Niño), portanto vai ser importante avaliar o índice quando sair o bimestre mai-jun pra ter uma ideia melhor. Por isso também é tão importante esperar passar a janela do solstício sempre lembrada pelo Mafili para confirmar a tendência (eu prefiro esperar até a primeira semana de agosto pra ter certeza sobre ENOS).

Fora o que já mencionei no outro post, que devemos considerar mais outros fatores macro...
Laboclima - UFPR
www.laboclima.ufpr.br

Caio César
Cumulonimbus incus

Mensagempor Caio César » segunda jun 26, 2017 2:00 pm

Caio César Escreveu:Leitura lançada hoje - variação em relação a semana anterior

Nino 1+2: +0.3 (+0,3oC)
Nino 3: +0.4 (+0,2oC)
Nino 3.4: +0.7 (+0,2oC)
Nino 4: +0.7 (+0,1oC)

Aquecimento em TODAS as regiões de ENSO.
ImagemImagem

ImagemImagem

Felipe Backendorf
Cumulus congestus
Registado: segunda nov 30, 2015 11:17 pm

Mensagempor Felipe Backendorf » segunda jun 26, 2017 5:18 pm

Caio César Escreveu:

Aquecimento em TODAS as regiões de ENSO.

E padrão 1000% hell nino
Bairro Progresso: http://www.wunderground.com/personal-we ... =IBLUMENA9

Extremos 2017: 2,2/40,2

Extremos AlertaBlu:
2017: 4,2/39,8 (19 de Julho / 16 de Novembro)

2016: 3,3/41,3 (13 de Junho / 27 de Dezembro)

2015: 6,2/40,0 (16 de Junho / 12 de Janeiro)

Michel do Lago Amaro
Altocumulus
Registado: segunda mar 16, 2009 11:47 am

Mensagempor Michel do Lago Amaro » segunda jun 26, 2017 10:56 pm

Por isso que a dinâmica está esta porcaria!

Caco
Cumulonimbus calvus
Registado: terça jun 28, 2011 12:37 am

Mensagempor Caco » terça jun 27, 2017 12:13 am

Mas essas anomalias já configuram um El Nino ou ainda não; digo, ainda é considerado uma neutralidade com tendência para Nino? Outra: sabemos que a atmosfera demora um certo tempo para responder a determinado padrão. Estamos respondendo a qual padrão em termos de temperaturas, regime de chuvas, etc? Sinceramente, outonos e invernos com atuação dominante de El Nino já vi piores: 95/97/98/05/06/15...

Felipe Backendorf
Cumulus congestus

Mensagempor Felipe Backendorf » terça jun 27, 2017 5:16 pm

Caco Escreveu:Mas essas anomalias já configuram um El Nino ou ainda não; digo, ainda é considerado uma neutralidade com tendência para Nino? Outra: sabemos que a atmosfera demora um certo tempo para responder a determinado padrão. Estamos respondendo a qual padrão em termos de temperaturas, regime de chuvas, etc? Sinceramente, outonos e invernos com atuação dominante de El Nino já vi piores: 95/97/98/05/06/15...

Aqui, no histórico de Indaial só 2002 e 1972 conseguiram ser piores que 2017

Extremos AlertaBlu:

Caco
Cumulonimbus calvus

Mensagempor Caco » terça jun 27, 2017 8:08 pm

Felipe Backendorf Escreveu:
Caco Escreveu:Mas essas anomalias já configuram um El Nino ou ainda não; digo, ainda é considerado uma neutralidade com tendência para Nino? Outra: sabemos que a atmosfera demora um certo tempo para responder a determinado padrão. Estamos respondendo a qual padrão em termos de temperaturas, regime de chuvas, etc? Sinceramente, outonos e invernos com atuação dominante de El Nino já vi piores: 95/97/98/05/06/15...

Em termos de temperaturas MÉDIAS de outono/inverno, acho que 2002 e 2005 são insuperáveis de ruindade; s´´o, que, como cada ano tem sua peculiaridade, 2002 reservou uma neve belíssima e clássica com ciclone no início de setembro. 2005 foi PNEU!

Agora, 2017 está pior ainda do que o mais xoxo dos invernos? 2015? Há de se lembar que houve 2 episódios de neve na serra catarinense neste 2017...; 2015 acho que passou em branco.

Melo
Cumulonimbus calvus
Registado: quarta fev 01, 2012 7:04 am

Mensagempor Melo » terça jun 27, 2017 8:29 pm

Caco Escreveu:
Felipe Backendorf Escreveu:

Em termos de temperaturas MÉDIAS de outono/inverno, acho que 2002 e 2005 são insuperáveis de ruindade; s´´o, que, como cada ano tem sua peculiaridade, 2002 reservou uma neve belíssima e clássica com ciclone no início de setembro. 2005 foi PNEU!

Agora, 2017 está pior ainda do que o mais xoxo dos invernos? 2015? Há de se lembar que houve 2 episódios de neve na serra catarinense neste 2017...; 2015 acho que passou em branco.

Caco, se não me engano, em 2015 em Campos do Jordão não zerou!!!
:crazy:
“A causa fundamental dos problemas no mundo de hoje é que os estúpidos são convictos enquanto os inteligentes são cheios de dúvidas.”

Bertrand Russell

Aldo Santos
Cumulonimbus mammatus
Registado: sábado nov 10, 2012 1:05 pm

Mensagempor Aldo Santos » terça jun 27, 2017 9:24 pm

2015 foi o único ano em que o Mirante de Santana, em Sampa, não registrou uma única temperatura sub-10.
Desde a abertura da estação.

2015 foi o ano mais quente já registrado no Mirante, com 21,3°C.
Superou 2002 e 2014, que haviam registrado 21,2°C de média anual.

No IAG também foi o ano mais quente, com 20,4°C, igualando a 2002.

Caco
Cumulonimbus calvus

Mensagempor Caco » terça jun 27, 2017 9:46 pm

Pois é... 2015 É INSUPERÁVEL DE RUINDADE..

Felipe Backendorf
Cumulus congestus

Mensagempor Felipe Backendorf » terça jun 27, 2017 10:16 pm

Aqui 2014 foi pior tanto em mínima absoluta quanto em média anual se comparado a 2015. Já na média JJA 2015 vence, lixo de inverno

Extremos AlertaBlu:

Caco
Cumulonimbus calvus

Mensagempor Caco » terça jun 27, 2017 11:18 pm

Felipe Backendorf Escreveu:Aqui 2014 foi pior tanto em mínima absoluta quanto em média anual se comparado a 2015. Já na média JJA 2015 vence, lixo de inverno

2014 foi uma LÁSTIMA TBÉM, HEIN? Lembro-me de uma MP forte em agosto, e só...

Gabriel Cassol
Adm. Grupo do WhatsApp
Registado: quarta nov 07, 2012 3:06 am
Contacto:

Mensagempor Gabriel Cassol » quarta jun 28, 2017 12:02 am

:heat: :hang1:

Imagem
Extremos 2017 - Pelotas/RS
Mínima: -0,7ºC (19/07) | 23,8ºC (31/01)
Máxima: 9,5ºC (17/07) | 35,3ºC (13/01)

Igor
Cumulonimbus calvus
Registado: sexta mar 13, 2009 5:59 pm
Contacto:

Mensagempor Igor » quarta jul 05, 2017 8:33 pm

Vamos que vamos pois o inverno ainda está longe de acabar! :good2:

Capturar.JPG

Gabriel Cassol
Adm. Grupo do WhatsApp
Contacto:

Mensagempor Gabriel Cassol » quarta jul 05, 2017 8:45 pm

Igor Escreveu:Vamos que vamos pois o inverno ainda está longe de acabar! :good2:

Capturar.JPG

Convergindo juntamente com as saídas do EPS-ECMWF, CFS, GFS e Global Acoplado.

Tá com cara que vem uma bomba por ai! :hi:

Jonathan
Altostratus
Registado: quinta jun 09, 2016 8:31 am

Mensagempor Jonathan » quinta jul 06, 2017 9:45 am

A SOI também está melhorando (só um pouquinho), segundo comentário do Bruno que SOI Positiva é melhor para o nosso inverno...
Imagem
Fonte:
https://www.longpaddock.qld.gov.au/seasonalclimateoutlook/southernoscillationindex/30daysoivalues/

Será que a tendência da PDO também é de queda?
Imagem
Imagem
Fonte:
https://www.ncdc.noaa.gov/teleconnections/pdo/
EPAGRI - Jaraguazinho 2017
Máxima: 36,6 (10/01) 14,8 (20/06)
Mínima: 1,4 (19/07) 24,4 (16/02)
2016
Máxima: 40,4 (27/12) 14,0 (21/06)
Mínima: 0,5 (12/06) 24,9 (17/04)
2015
Máxima: 39,4 (12/01) 16,0 (02/09)
Mínima: 3,4 (16/06) 24,6 (30/12)
2013
Máxima: 37,72 (27/12) 12,2 (23/07)
Mínima: -0,2 (24/07) 24,1 (31/12)

PWS Acqua Rio da Luz 2017
Máxima: 35,6 (09/01) 17,7 (31/05)
Mínima: 7,0 (28/04) 23,9 (10/01 e 10/03)
2016
Máxima: 41,1 (27/12) 13,8 (21/06)
Mínima: 0,2 (12/06) 25,0 (17/04 e 27/12)
2015
Máxima: 38,3 (12/01) 15,6 (20/06)
Mínima: 4,1 (16/06) 24,8 (31/12)
2014
Máxima: 39,5 (08/02) 15,2 (28/07)
Mínima: 5,8 (03/06) 26,2 (10/02)
2013
Máxima: 37,8 (26 e 27/12) 12,4 (23/07)
Mínima: -0,3 (24/07) 25,1 (06/01)
2012
Máxima: 39,1 (25 e 26/12) 14,4 (09/06)
Mínima: 4,6 (13/07) 24,7 (04/12)

Caio César
Cumulonimbus incus

Mensagempor Caio César » quinta jul 06, 2017 10:01 am

Leitura lançada 03/07/2017 - variação em relação a semana anterior

Nino 1+2: +0.4 (+0,1oC)
Nino 3: +0.4 (+0,0oC)
Nino 3.4: +0.7 (+0,0oC)
Nino 4: +0.6 (-0,1oC)

Threshold se sustentando em Nino 3.4.
ImagemImagem

ImagemImagem

Beto Krepsky
Pyrocumulus
Registado: quinta abr 09, 2009 2:36 am

Mensagempor Beto Krepsky » quinta jul 06, 2017 4:13 pm

A temperatura planetária, considerando dados sobre terra e oceanos, ficou em março 1,05ºC acima da média do século 20, segundo a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA). Foi o segundo maior valor já observado para março desde que se iniciaram os registros em 1880, 0,18ºC abaixo do recorde de março de 2016 e 0,15ºC acima do terceiro março mais quente já observado que se deu em 2015. Março de 2017 marcou ainda a primeira vez desde abril de 2016 em que a temperatura global foi mais de 1ºC acima da média do século 20 e a primeira vez que um mês teve anomalia acima de 1ºC sem a presença de um episódio de El Niño clássico no Oceano Pacífico.

Preocupante...

Gabriel Cassol
Adm. Grupo do WhatsApp
Contacto:

Mensagempor Gabriel Cassol » sexta jul 07, 2017 10:53 am

Atualização AAO

AAO.PNG

Renan
Cumulonimbus incus
Registado: sexta mar 13, 2009 8:23 pm

Mensagempor Renan » sexta jul 07, 2017 10:56 am

Gabriel Cassol Escreveu:Atualização AAO

AAO.PNG

VEM BOMBA NA SEGUNDA QUINZENA.
"Já se passaram trinta anos desde que publiquei um relatório dos experimentos tendentes a mostrar que fora de nosso conhecimento científico existe uma Força utilizada por inteligências que diferem da comum inteligência dos mortais ... Nada tenho a me retratar. Confirmo minhas declarações já publicadas. Na verdade, muito teria que acrescentar a isto". (William Crookes, 1898).

ESTAÇÃO BANDEIRANTES (JUIZ DE FORA, MG):

http://www.wunderground.com/weatherstat ... IMINASGE11

Imagem

Gamboa
Cumulonimbus calvus
Registado: sábado mar 14, 2009 3:56 pm

Mensagempor Gamboa » sexta jul 07, 2017 11:13 am

Renan Escreveu:
Gabriel Cassol Escreveu:Atualização AAO

AAO.PNG

VEM BOMBA NA SEGUNDA QUINZENA.

Esperança nunca morre: agosto, dá-nos alegrias, please!
Gamboa
Porto Alegre

Jonathan
Altostratus

Mensagempor Jonathan » segunda jul 10, 2017 8:35 am

AAO continua com previsão de queda...
Imagem

E SOI continua no campo positivo...
Imagem
:heart:
2016
2015
2013

2016
2015
2014
2013
2012

Caio César
Cumulonimbus incus

Mensagempor Caio César » segunda jul 10, 2017 10:46 am

Caio César Escreveu:Leitura lançada 03/07/2017 - variação em relação a semana anterior

Nino 1+2: +0.4 (+0,1oC)
Nino 3: +0.4 (+0,0oC)
Nino 3.4: +0.7 (+0,0oC)
Nino 4: +0.6 (-0,1oC)

Leitura lançada 10/07/2017 - variação em relação a semana anterior

Nino 1+2: -0.3 (-0,7oC)
Nino 3: +0.2 (-0,2oC)
Nino 3.4: +0.6 (-0,1oC)
Nino 4: +0.6 (-0,0oC)
ImagemImagem

ImagemImagem

Gabriel Cassol
Adm. Grupo do WhatsApp
Contacto:

Mensagempor Gabriel Cassol » terça jul 11, 2017 6:29 pm

Jonathan Escreveu:AAO continua com previsão de queda...
Imagem

E SOI continua no campo positivo...
Imagem
:heart:

AAO afundou brutalmente em 24h! E a tendência de queda é incrível até o dia 15/16.

IMG_3359.PNG

Jonathan
Altostratus

Mensagempor Jonathan » sexta jul 14, 2017 9:30 am

Bom Dia
Pela Leitura de ontem AAO já em campo negativo com tendência de queda por 2 ou 3 dias ainda...Considerando a ainda queda e um delay de 10 a 15 dias...Algo interessante pro final de julho?
Imagem
Imagem

SOI depois de tres dias com leituras negativas hoje tivemos mais uma positiva!
Imagem

SST
Comparação da SST 01/07/2017 - 13/07/2017
Imagem
Imagem
Obs:
1 - Arrefecimento do mar na costa leste do sudeste.
2 - Havia uma leve anomalia negativa frente a costa do RS e de SC, hoje quase imperceptivel...
3 - Enfraquecimento da corrente das Malvinas...
4 - Levíssimo arrefecimento do Pacifico leste/sul...
2016
2015
2013

2016
2015
2014
2013
2012

Jonathan
Altostratus

Mensagempor Jonathan » segunda jul 17, 2017 11:02 am

Caio César Escreveu:
Leitura lançada 10/07/2017 - variação em relação a semana anterior

)

AAO
Já está subindo, mas a previsão é caia novamente dia 19 ou 20....
SOI com mais leituras positivas.
Média 30 Dias: -0,65
Média 90 dias: -2,75
Caio,
como esta a leitura dos Ninos?
2016
2015
2013

2016
2015
2014
2013
2012

renata16
Cirrus uncinus
Registado: sexta nov 15, 2013 4:33 pm

Mensagempor renata16 » quarta jul 19, 2017 1:20 pm

Ontem era assa a previsão:
AAO 18-07-2017.PNG

E hoje melhorou ainda mais, todos os membros apostam nessa ótima queda...
AAO 19-07-2017.PNG

É um ótimo sinal.

Flavio Feltrim
Altocumulus castellanus

Mensagempor Flavio Feltrim » quarta jul 19, 2017 2:26 pm

Será que a região 3.4 vai seguir a tendência das demais em algum momento? Se ficar como está até o final do ano estabelece o Modoki que o Caio vem comentando a tempos...

Imagem
Laboclima - UFPR
www.laboclima.ufpr.br

Igor
Cumulonimbus calvus
Registado: sexta mar 13, 2009 5:59 pm
Contacto:

Mensagempor Igor » quarta jul 19, 2017 9:21 pm

renata16 Escreveu:Ontem era assa a previsão:
AAO 18-07-2017.PNG

E hoje melhorou ainda mais, todos os membros apostam nessa ótima queda...
AAO 19-07-2017.PNG

É um ótimo sinal.

Queda vertiginosa! Vem coisa boa.

William Siqueira
Moderador global
Registado: quinta abr 25, 2013 8:39 pm

Mensagempor William Siqueira » sexta jul 21, 2017 10:37 am

O que acham ?

IMG-20170721-WA0036.jpg
IMG-20170721-WA0037.jpg
IMG-20170721-WA0035.jpg

klinsmannrdesouza
Cumulus
Registado: sexta out 02, 2015 11:33 am

Mensagempor klinsmannrdesouza » sexta jul 21, 2017 10:49 am

:prankster:
William Siqueira Escreveu:O que acham ?

IMG-20170721-WA0036.jpg
IMG-20170721-WA0037.jpg
IMG-20170721-WA0035.jpg

La nina 2018?

Jonathan
Altostratus

Mensagempor Jonathan » sexta jul 21, 2017 11:55 am

klinsmannrdesouza Escreveu::prankster:

IMG-20170721-WA0036.jpg
IMG-20170721-WA0037.jpg
IMG-20170721-WA0035.jpg

La nina 2018?

Apesar de aparente La ninã (deixo pros experts), o Atlantico Sul tá ruim e por incrível que pareça vai piorar... :cray: :cray:
2016
2015
2013

2016
2015
2014
2013
2012

Gamboa
Cumulonimbus calvus

Mensagempor Gamboa » sexta jul 21, 2017 1:39 pm

Jonathan Escreveu:
klinsmannrdesouza Escreveu::prankster:

IMG-20170721-WA0036.jpg
IMG-20170721-WA0037.jpg
IMG-20170721-WA0035.jpg

La nina 2018?

Apesar de aparente La ninã (deixo pros experts), o Atlantico Sul tá ruim e por incrível que pareça vai piorar... :cray: :cray:

esse fator detona o frio no extremo sul do Brasil. Refiro-me ao Atlântico Sul
Gamboa
Porto Alegre

Marcos
Cumulonimbus incus
Registado: sexta mar 13, 2009 2:42 pm
Contacto:

Mensagempor Marcos » sexta jul 21, 2017 2:48 pm

Gamboa Escreveu:
Jonathan Escreveu:Apesar de aparente La ninã (deixo pros experts), o Atlantico Sul tá ruim e por incrível que pareça vai piorar... :cray: :cray:

esse fator detona o frio no extremo sul do Brasil. Refiro-me ao Atlântico Sul

O pior é que apesar de uma certa La Niña, GRANDE PARTE do Pacífico estaria acima da média e o Atlântico quente. Isso é um péssimo sinal para o verão: pouca chuva e retenção de calor.
Estação Chácara das Pedras, Porto Alegre: http://www.wunderground.com/weatherstat ... =IRSPORTO3

Caio César
Cumulonimbus incus

Mensagempor Caio César » quarta jul 26, 2017 7:07 am

Leitura lançada 24/07/2017 - variação em relação a semana anterior

Nino 1+2: -0.1 (-0,1oC)
Nino 3.4: +0.4 (-0,1oC)
Nino 4: +0.4 (-0,1oC)

Pacífico saindo do threshold de El Nino entrando em modo neutro em queda contínua.

Nino 1+2 já aparece com forte anomalia por algumas análises:

Captura de Tela 2017-07-26 às 07.06.49.png
ImagemImagem

ImagemImagem

Flavio Feltrim
Altocumulus castellanus

Mensagempor Flavio Feltrim » quarta jul 26, 2017 9:44 am

Parece que o Molion vai acertar...
Laboclima - UFPR
www.laboclima.ufpr.br

Mafili
Cumulonimbus incus
Registado: segunda mar 30, 2009 12:34 pm

Mensagempor Mafili » quarta jul 26, 2017 10:46 am

Flavio Feltrim Escreveu:

E depois de algum tempo....

ìndice Modoki no terreno negativo.
Prediction is very difficult, especially if it’s about the future...Niels Bohr
“There’s nothing so absurd that if you repeat it often enough, people will believe it.” – William James

Gamboa
Cumulonimbus calvus

Mensagempor Gamboa » quarta jul 26, 2017 5:11 pm

Mafili Escreveu:
Flavio Feltrim Escreveu:

E depois de algum tempo....

ìndice Modoki no terreno negativo.

Molion, o Redentor! :laugh:
Gamboa
Porto Alegre

CloudCb
Contrail
Registado: quinta out 27, 2016 11:55 am

Mensagempor CloudCb » quarta jul 26, 2017 9:13 pm

Pessoal, não sei se é o lugar certo para perguntar, mas eu queria saber se há algum artigo ou estudo falando sobre a relação entre os mínimos e máximos solares de um ciclo e as chuvas no Nordeste brasileiro. Em 1996, por exemplo, foi um ano de mínimo e foi chuvoso, assim como 2008 e 2009. Já 2001 e 2013/2014, anos de máximo, foram anos ruins de chuva no geral.

Caio César
Cumulonimbus incus

Mensagempor Caio César » segunda jul 31, 2017 10:21 am

Caio César Escreveu:Leitura lançada 24/07/2017 - variação em relação a semana anterior

Nino 4: +0.4 (-0,1oC)]

Leitura lançada em 31/07/2017 - variação em relação a semana anterior

Nino 3: +0.1 (-0,1oC)
Nino 3.4: +0.0 (-0,4oC)
Nino 4: +0.2 (-0,2oC)

Olha o que a SOI em alta foi capaz de produzir! Um belo tombo em Nino 3.4, além de um resfriamento quase que generalizado! :clapping: :clapping:
ImagemImagem

ImagemImagem

Mario
Altocumulus castellanus
Registado: quarta mar 19, 2014 4:17 pm

Mensagempor Mario » segunda jul 31, 2017 10:24 am

Caio César Escreveu:
Caio César Escreveu:Leitura lançada 24/07/2017 - variação em relação a semana anterior

Nino 4: +0.4 (-0,1oC)]

Leitura lançada em 31/07/2017 - variação em relação a semana anterior

Olha o que a SOI em alta foi capaz de produzir! Um belo tombo em Nino 3.4, além de um resfriamento quase que generalizado! :clapping: :clapping:

Isso pode representar alguma bomba até o fim do inverno?

Renan
Cumulonimbus incus
Registado: sexta mar 13, 2009 8:23 pm

Mensagempor Renan » segunda jul 31, 2017 10:24 am

Pessoal, quais as perspectivas para a primavera e verão ? Chuvas dentro da normalidade no Sudeste ? Chances maiores de ZCAS neste ano, eu imagino...
"Já se passaram trinta anos desde que publiquei um relatório dos experimentos tendentes a mostrar que fora de nosso conhecimento científico existe uma Força utilizada por inteligências que diferem da comum inteligência dos mortais ... Nada tenho a me retratar. Confirmo minhas declarações já publicadas. Na verdade, muito teria que acrescentar a isto". (William Crookes, 1898).

ESTAÇÃO BANDEIRANTES (JUIZ DE FORA, MG):

http://www.wunderground.com/weatherstat ... IMINASGE11

Imagem

William Siqueira
Moderador global
Registado: quinta abr 25, 2013 8:39 pm

Mensagempor William Siqueira » segunda jul 31, 2017 10:34 am

Renan Escreveu:Pessoal, quais as perspectivas para a primavera e verão ? Chuvas dentro da normalidade no Sudeste ? Chances maiores de ZCAS neste ano, eu imagino...

Se formos para La nina mesmo seguiremos o padrão verão 2016-2017

Flavio Feltrim
Altocumulus castellanus

Mensagempor Flavio Feltrim » segunda jul 31, 2017 11:06 am

Caio César Escreveu:Leitura lançada em 31/07/2017 - variação em relação a semana anterior

A gangorra vai balançar bastante nas próximas leituras pois a queda foi muito rápida e acentuada... inclusive a região 3.4 vai voltar ao patamar quente ainda até que se estabilize no terreno mais frio.
Laboclima - UFPR
www.laboclima.ufpr.br

Voltar para “Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes